-

Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher marcas

Postado em

É possível preencher cicatrizes, marcas de acne, manchas, além de reorganizar as fibras internas.

Na estética, a motivação é a transformação. Transformar-se em mais bela(o), em mais jovem, transformar a autoestima. Transformar significa também trocar, substituir. E essa é a premissa da terapia de indução de colágeno, também conhecida como microagulhamento. Um pequeno rolo com agulhas minúsculas provoca microferimentos na pele, que se esforça para se restabelecer após ser lesionada. É justamente a capacidade de se recompor, produzindo colágeno, que garante a renovação da pele. “Assim, é possível preencher cicatrizes, marcas de acne, além de reorganizar as fibras internas, deixando a pele mais firme e com mais vitalidade”

Objetivo: É um procedimento baseado no uso de micro-agulhas, sendo um método simples e natural de regeneração da pele. É um método alternativo à Luz Pulsada, Laser e Peelings que agem de forma ablativa. Já o Microagulhamento age de forma construtiva (mais fisiológico), podendo ser utilizado em qualquer tipo de pele.

Esta técnica é indicada especialmente para melhoria da flacidez de pele facial e corporal, estrias, cicatrizes atróficas (brancas) de acne, cirurgia e queimaduras, e também para queda de cabelo. Tem vantagem de ser procedimento feito no consultório, custo baixo, bem tolerado, com período curto de recuperação e sem dor. A expectativa é de melhora após primeira sessão (1 mês após).

Como é feita: Nesta técnica, a pele é perfurada superficialmente, criando múltiplos micro-canais, através dos quais se utilizam formulações com princípios ativos à base de fatores de crescimento e peptídeos nanoencapsulados que penetram nestes micro-canais com maior efetividade. O objetivo é a estimulação da derme com renovação do colágeno e angiogênese, e é denominada Terapia por Indução de Colágeno.

Recuperação: A possibilidade de complicações é remota e temporária. Quando ocorre, geralmente aparece na forma de vermelhidão prolongada ou algumas manchas roxas. Conforme o resultado inicial e indicação médica, outras sessões podem ser realizadas para melhora adicional. Nos primeiros dias ocorre uma vermelhidão, parecida com quem toma um sol de praia sem filtro solar que costuma ceder entre 3-7 dias.

 

Novo conceito para produzir colágeno naturalmente na sua camada dérmica

Inovador sistema de entrega intradérmico, onde ingredientes cosméticos penetram mais fundo na derme e estimulam a produção de colágeno através da indução percutânea em um processo cicatrizante. De modo geral, a possibilidade de ingredientes ativos penetrarem a primeira barreira epidérmica (Stratum Corneum) é aproximadamente de 0.03% por aplicação, e devido as características das células, como queratinização, mesmo essa quantidade de penetração não pode ser esperada todas às vezes.

Para corrigir isso, foi desenvolvido um sistema para formação de múltiplos microcanais fracionados, cujo procedimento é denominando microagulhamento, onde o uso de rolamentos cobertos de discos agulhados aumentam enormemente a taxa de penetração eficaz na derme e epiderme ao simular uma nova rota trans-celular para criar um novo Sistema de Entrega Transdérmico dos Ativos Cosméticos. Além disso, as micro agulhas estimulam uma cicatrização natural da derme que induzem a produção natural de colágeno para maximizar as habilidades de recuperação das células da pele ao reduzir rugas e pigmentação, além de melhorar a firmeza e o tom da pele.

O microagulhamento recupera a pele envelhecida ao estimular a produção natural de colágeno, de maneira semelhante as técnicas de resufacing, tais como as cirurgias a laser ou técnicas de peeling, e não há praticamente nenhum efeito colateral, aumentando a espessura da pele em 8%, tornando-o a verdadeira solução antienvelhecimento da pele da próxima geração.

 

 – Sobre a estrutura da pele.

A epiderme é a camada mais superficial da pele que está em contato com o meio externo, e protege o corpo contra influências externas. Em suma, os humanos não podem viver sem pele. É o último mecanismo de defesa que protege a derme contra bactérias, pó e outras influências ambientais que possam se infiltrar no organismo. Tem apenas entre 0.1 e 0.12 mm de espessura, o que é o mesmo de uma folha de filme, e é composta de uma camada translucida de queratina. A camada mais profunda da queratina é a base, que produz queratinócito num ciclo de 28 a 30 dias. Os queratinócitos se movem em direção à superfície e formam o stratum corneum. Apesar de ter apenas a espessura de 0.1 mm, é um mecanismo de defesa extremamente eficiente. O Stratum corneum ( membrana de proteção da epiderme), previne eficazmente que substâncias externas ou reagentes em cosméticos ou produtos farmacêuticos penetrem na pele. A taxa de sucesso de cosméticos usando a melhor tecnologia lisossômica é de meros 0.03%. (Estudo feito pela Universidade de Marburg-Alemanha)

 – O microagulhamento danifica a pele?

Praticamente não existem relatos de efeitos colaterais em todos estudos clínicos publicados. O microagulhamento cria micro canais num período curto de tempo que maximiza a penetração eficaz de substâncias no stratum corneum (criando aproximadamente 500.000 em 5 minutos).

 – O microagulhamento aumenta o efeito de absorção de cosméticos?

Sim. De acordo com dados confirmados pela Universidade de Marburg (Alemanha), a habilidade das micro agulhas de melhorar a permeabilidade já está provada (aproximadamente 4.000%). O SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) é um aparato manual que ajuda na penetração de substâncias ativas. Se uma substância é realmente eficaz, o roller vai fazê-la penetrar mais fundo na pele. Usando o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) haverá penetração mais rápida e em maior quantidade.

 – É realmente possível fazer o colágeno penetrar na pele?

Sim, colágeno na apresentação em seringas (chamados preenchedores) geralmente é injetado na pele através de seringas porém o colágeno injetado estará totalmente absorvido entre 3 e 6 meses. Este é o grande mérito do microagulhamento , que promove a Indução Percutânea de Colágeno a um custo menor e com satisfação maior do paciente.

 – O que é TIC (Terapia de Indução de Colágeno)?

O corpo humano reage até mesmo com o menor corte para cicatrizá-lo o quanto antes. Esta habilidade de curar cortes forma fibras de colágeno, através de vários fatores de crescimento que criam tecidos de conexão. Pequenos furos não significam muito, mas milhares de furos juntinhos é uma história totalmente diferente. Colágeno em quantidade suficiente formará novo tecido. A formação desse novo colágeno vai incrivelmente suprir a perda de tecidos pela idade. O roller tem praticamente 0% de efeitos colaterais quando comparado com outras técnicas de resurfacing e tratamentos químicos como peelings. Alguns tratamentos queimam a camada hipodérmica e uma queimadura de segundo grau na camada dérmica. E a derme reage diferentemente a esses danos minúsculos. Tal método de remover completamente a camada dérmica leva até mais de 6 meses pra se recuperar, o que leva a efeitos colaterais como pele hiper sensível, cicatrizes e manchas.

 – Com que frequência devo receber o microagulhamento?

Leva algum tempo para formar novas fibras e tecidos de colágeno. O Intervalo entre as sessões devem ser entre 21 e 30 dias, ou seja, no mínimo 21 dias pois a pele necessita de período chamado de “down-time” onde ocorre o processo de inflamação, proliferação e remodelagem do tecido. O resultado se dá entre a oitava e décima segunda semana. Porem dependendo da indicação logo na primeira sessão do tratamento sinais de melhora já são visíveis. Discuta com seu médico a necessidade de novo tratamento. O recomendável é 2 ou 3 vezes por ano. O mais importante é que para todos os tratamentos há melhora de até70% efetiva de acordo com Estudos Clinicos Publicados.

Quando posso sair depois do microagulhamento?

A pele ficará vermelha logo após o tratamento, variando de acordo com o tipo de pele. Isso deve desaparecer em 1 dia. Espere um dia até sumir a vermelhidão. Importante não utilizar protetor solar, tampouco maquiagem logo após uma sessão de tratamento. Espere pelo menos 3 horas até utilizar algum destes produtos. Também não se exponha ao sol logo após sessão de microagulhamento.

 – O microagulhamento funciona em homens?

Certamente. Como o microagulhamento não causa dor, os homens se sentem menos intimidados do que em outros tratamentos.

  – O microagulhamento pode causar envelhecimento da pele?

Não, pelo contrário, ele vai estimular o rejuvenescimento da pele.

O SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) inibe a hiper pigmentação?

Não necessariamente. Ele pode ser a grande solução para tratar a pele pigmentada sem retirar a camada hipodérmica, mas o resultado não é garantido.

Contra indicação

  • Formas raras e severas de cicatrizes queloidianas;
  • Diabetes;
  • Doença neuromuscular;
  • Distúrbio hemorrágico;
  • Doença vascular;
  • Corticoterapia aguda ou crônica;
  • Terapêutica aguda ou crônica com anticoagulante;
  • Presença de cânceres de pele;
  • Verrugas;
  • Ceratose solar;
  • Infecção cutânea;
  • Pele sensível ou com alguma patologia;
  • Gravidez;
  • Acne aguda;
  • Herpes ativa;
  • Uso de Roacutan;
  • Rosácea ativa;
  • Alergia(metal e cosmético);
  • Pele queimada de sol.

 
Esteticista Soraya Viana

14 comentários em “Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher marcas

    maisonlaboutiqueblog disse:
    08/03/2016 às 22:38

    Quantas restrições 🙈🙈🙈🙈🙈

    Curtir

    Valquíria Azeredo disse:
    03/15/2017 às 17:35

    Explicação muito boa!
    Sou bastante curiosa para fazer o precedimento!

    Curtir

    Erleny Brito disse:
    05/03/2017 às 16:46

    Pacientes que tiveram paralisia facial podem fazer o microagulhamento?

    Curtir

    Maria cristiane disse:
    10/14/2017 às 07:16

    Minha esteticista sugeriu fazer uma vez por semana.. Será q é seguro? Fiz minha primeira ontem e está bem dolorido!! Em uma semana posso fazer outra? #medoo

    Curtir

      cjldo2013 respondido:
      10/15/2017 às 21:10

      Em uma semana pode fazer outra, n]ao tenha medo, só avalie os resultados.

      Curtir

    Gabryelle disse:
    04/15/2018 às 00:23

    Gostaria de saber o porque de pessoas com doenças neuromuscular não podem fazer?

    Curtir

    Maria Gilda disse:
    04/27/2018 às 09:16

    Para rugas ao redor da boca, tem resultado? Qual o valor da sessão? Obrigada.

    Curtir

    MOnica nana marques disse:
    07/08/2018 às 18:53

    B noite!
    Já fiz duas sessões p fechar os poros, mas, observei umas linhas d expressão perto dos olhos q n existia. A fisioterapeuta disse q elas sumirão pq o microagulhamento promove produção de colágeno. Será q elas sumirão realmente?
    Pf me dá um retorno!

    Curtir

      cjldo2013 respondido:
      07/08/2018 às 23:28

      B noite !
      Realmente a tendência é de que essas linhas desapareçam. O que a fisioterapeuta lhe falou é verdade. Com o tempo e massageamento para tonificação, irão desaparecer.
      Cumps.

      Curtir

    Andrea disse:
    09/03/2018 às 09:39

    Olá bom dia, gostaria de saber se é normal ocorrer prurido no local?

    Curtir

    Florinda Rosa Isabel disse:
    09/18/2018 às 03:10

    Republicou isso em Cantinho da Florinda.

    Curtir

    […] via Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher m… […]

    Curtir

    Fotografias e outros Fatos disse:
    12/25/2018 às 19:01

    Muito interessante o que a ciência é capaz de fazer apénas entendendo o funcionamento do nosso corpo. Acho interessantíssimo. 😍👏👏👏

    Curtir

Deixe um comentário