O papel do psicólogo no tratamento de doenças crônicas

Postado em

Apoio Multidisciplinar para Dores na Coluna

psychologist-Muitos profissionais da saúde se uniram em diversas especialidades com o intuito de promover novas formas de cuidados e assistência  a pessoas com doenças crônicas e possibilitar uma melhor qualidade de vida.

A doença crônica se caracteriza como um estado patológico permanente, que produz alterações psicológicas irreversíveis e requer um longo processo de reabilitação, observação, controle e cuidados. 

A psicologia contribui para ajudar esse paciente a manter equilíbrio e entender o funcionamento dos conflitos enfrentados devido a patologia vivenciada. É papel do psicólogo oferecer ao paciente instrumentos terapêuticos para ajudá-lo a diminuir seu sofrimento e ter uma compreensão mais ampla sobre sua desorganização psíquica e encorajá-lo a criar novas possibilidades de enfrentamento.

O psicólogo que trabalha com pacientes com dor crônica atua no sentindo de resgatar a essência de vida do paciente que foi interrompida pela ocorrência da doença.  O paciente naquele momento vivencia uma perda do corpo saudável…

Ver o post original 387 mais palavras

Um comentário em “O papel do psicólogo no tratamento de doenças crônicas

Deixe um comentário