#Qual é a relação entre fibrose pulmonar e refluxo gastroesofágico?

Postado em

fibrose pulmonar

Qual é a relação entre fibrose pulmonar e refluxo gastroesofágico?

 

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) acomete de 10 a 20% da população mundial, e o tratamento depende da severidade dos sintomas, que incluem pirose, disfagia, laringite, regurgitação, broncoespasmo, etc. O diagnóstico da fibrose pulmonar idiopática é obtido por meio da espirometria, tomografia de tórax, exames de sangue e biópsia do tecido pulmonar. O tratamento pode incluir corticoterapia -com prednisona e/ou metilprednisolona-, oxigenoterapia como medida de suporte e, conforme a gravidade da doença, administração de sildenafila.

DRGE x FPI

Como o nome sugere, a fibrose pulmonar idiopática (FPI) não tem causas específicas bem definidas, porém vários fatores de risco podem influenciar no desenvolvimento da doença, como idade avançada, tabagismo e hereditariedade. Além dos citados, o refluxo gastroesofágico é uma das mais relacionadas à doença. No entanto, a associação entre a DRGE e a FPI ainda não é consenso entre os médicos.

Uma pesquisa de metanálise realizada recentemente e publicada no CHEST Journal em janeiro buscou investigar a relação causal entre a DRGE e a FPI por meio de uma revisão sistemática de estudos observacionais. Os dados incluíram 18 estudos controlados que identificaram 3.206 indivíduos diagnosticados com fibrose pulmonar idiopática em uma população de 9.368 pacientes que sofriam com a doença do refluxo gastroesofágico.

Resultados

Após a observação crítica, não foram encontradas evidências concretas entre as duas doenças, apesar de uma possível relação entre ambas ser indicada nos estudos. A probabilidade (Odds Ratio) de a FPI ser causada pela DRGE foi de apenas 2,94 (IC 95% [1,95-4,42]). A incidência foi maior entre indivíduo fumantes; ao ser descartado o subgrupo do tabaco como fator de risco, não foi identificada relação entre FPI  e DRGE.

PebMed

Referências:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s