#Pesquisa estuda a associação de exercício vigoroso com a mortalidade

Postado em

homem correndo

Pesquisa estuda a associação de exercício vigoroso com a mortalidade

O Guia de Atividade Física Para Americanos de 2008 faz a recomendação de que os adultos acumulem atividade física de moderada a vigorosa (MVPA) em períodos maiores que 10 minutos para benefícios substanciais à saúde. A questão é que não se sabe até que ponto a mesma quantidade de MVPA acumulada em grandes períodos versus MVPA esporádica pode reduzir o risco de mortalidade.

Métodos

Uma pesquisa publicada pela American Heart Association (AHA) analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição no período de 2003 a 2006 e registros de óbitos disponíveis até 2011 (período de acompanhamento de ≈6,6 anos; 700 óbitos). O objetivo era examinar as associações entre a atividade física acumulada com e sem critérios sobre divisão por sessões com a mortalidade por todas as causas em uma amostra representativa de adultos norte-americanos com 40 anos ou mais (n = 4840).

Dados de atividade física foram processados ​​para gerar minutos por dia do total e de sessões de MVPA. Sessões de  MVPA foram definidas como MVPA acumulado em períodos de duração mínima de 5 ou 10 minutos, permitindo interrupções de 1 a 2 minutos.

Sedentarismo é associado a maior risco de mortalidade

Resultados

As razões de risco para mortalidade por todas as causas associadas à MVPA total e por sessões foram semelhantes e variaram de 0,24 para o terceiro quartil do total a 0,44 para o segundo quartil de sessões de 10 minutos.

O exame de quartis juntamente classificados de MVPA total e tercis de proporção de sessões de atividades físicas revelou que maiores quantidades de MVPA em sessões realizadas não resultaram em reduções de risco adicionais para a mortalidade.

Conclusões

Estes resultados fornecem evidências de que as reduções do risco de mortalidade associadas à MVPA independem de como a atividade é realizada e podem afetar o desenvolvimento de diretrizes de atividade física e informar a prática clínica.

Referência:

Pedro F. Saint‐MauriceRichard P. TroianoCharles E. Matthews and William E. Kraus – 

Deixe um comentário