#Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade

Postado em

bebe dentro do berço

Estudo sugere que pais devem colocar os filhos para dormirem sozinhos entre 4 e 9 meses de idade

American Academy of Pediatrics recomenda que os pais durmam no mesmo quarto dos filhos até que eles completem 1 ano de idade. Em novo artigo publicado na Pediatrics, pesquisadores avaliaram a associação entre compartilhar o mesmo quarto e os desfechos no sono do bebê.

Para o estudo, pesquisadores analisaram as respostas das mães em um questionário sobre sono infantil aos 4, 9, 12 e 30 meses, do Intervention Nurses Start Infants Growing on Healthy Trajectories Study, um ensaio clínico de prevenção da obesidade.

A duração do sono relatada e os comportamentos durante a noite, ajustados para o grupo de intervenção, foram comparados e separados em três grupos:

1) lactentes que dormiam separados dos pais precocemente (quarto próprio < 4 meses)
2) lactentes que dormiam separados dos pais posteriormente (quarto próprio entre 4 e 9 meses)
3) lactentes que ainda compartilhavam o quarto com os pais aos 9 meses

 

Aos 4 meses, a duração do sono durante a noite foi semelhante entre todos os grupos, mas em comparação com grupo 3 (compartilhavam o mesmo quarto), os bebês que dormiam sozinhos apresentaram melhor consolidação do sono (46 minutos a mais de sono; p = 0,02).

Aos 9 meses, lactentes do grupo 1 (separados dos pais precocemente) dormiam 40 minutos a mais por noite do que os do 3, e 26 minutos a mais do que os do grupo 2 (separados dos pais posteriormente; p = 0,008).

A maior diferença no tempo de sono no grupo 1 foi de 100 e 45 minutos a mais do que os grupos 2 e 3, respectivamente (p = 0,01). Aos 30 meses, os lactentes do grupo 2 dormiam >45 minutos a mais por noite do que os do 3 (p = 0,004).

Os participantes que compartilhavam o quarto apresentaram 4 vezes mais chance de mudar para a cama dos pais durante a noite, tanto aos 4 como aos 9 meses (p <0,01).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que colocar os filhos para dormir no mesmo quarto entre 4 e 9 meses de idade está associado a menor duração do sono (a curto e longo prazo), redução da consolidação do sono, e práticas inseguras que já são relacionadas à morte súbita do lactente.

 

Referências:

 

  • Mother-Infant Room-Sharing and Sleep Outcomes in the INSIGHT Study. Ian M. Paul, Emily E. Hohman, Eric Loken, Jennifer S. Savage, Stephanie Anzman-Frasca, Patricia Carper, Michele E. Marini, Leann L. Birch. Pediatrics Jul 2017, 140 (1) e20170122; DOI: 10.1542/peds.2017-0122
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s