#O que fazer quando há novo AVCi mesmo com o uso de aspirina?

Postado em

mão segurando duas aspirinas

O que fazer quando há novo AVCi mesmo com o uso de aspirina?

O que fazer quando há novo acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi) mesmo com o uso de aspirina? O American College of Cardiology publicou quatro keypoints para orientar os profissionais de saúde nesses casos. São eles:

1. A melhor terapia antiplaquetária após o paciente ter um AVCi ou ataque isquêmico transitório (AIT) durante a monoterapia com aspirina ainda é incerto.

2. Uma meta-análise de cinco estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (recrutando 8.723 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 32% de eventos cardiovasculares adversos maiores ([HR] 0,68; [IC] de 95%, 0,54-0,85).

3. Uma meta-análise de quatro estudos relevantes de coorte e randomizados controlados (n = 4.491 pacientes) descobriu que a adição de um agente antiplaquetário à monoterapia com aspirina ou mudança para outra terapia antiplaquetária foi associada a um risco reduzido de 30% de AVC isquêmico ou hemorrágico recorrente ([FC] 0,70; [IC] de 95%, 0,54-0,92).

4. Estes resultados sugerem um benefício em mudar o regime antiplaquetário em pacientes com AVCi ou AIT que estão em monoterapia com aspirina. Um ensaio controlado randomizado de diferentes estratégias antiplaquetárias em pacientes AIT/AVC que não tiveram sucesso com a aspirina é indicado antes da mudança nos guidelines.

 

Referências:

  • Antiplatelet Regimen for Patients With Breakthrough Strokes While on Aspirin: A Systematic Review and Meta-Analysis. Stroke 2017;Jul 12:[Epub ahead of print].
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s