Brinquedo que é Febre no Momento pode ser Muito Interessante para Crianças com Autismo e TDAH

Postado em

https://portaldomedico.blob.core.windows.net/noticias/

Quem convive com crianças já deve saber o que é o fidget spinner; um aparelhinho com hélices que ao ser girado, fica se movimentando por um certo tempo, formando desenhos e padrões. Ele é considerado um brinquedo para alívio do estresse.

Embora o fidget spinner tenha o intuito de ajudar a todos, certas pessoas são mais beneficiadas que outras. O formato é sempre muito parecido, com diferentes cores e matérias.

A ideia é que tenha um rolamento central e isso possa girar, rodar. Não é a mesma coisa que um peão, mas tem pontos em comum, como por exemplo, o foco de atenção e concentração.Entenda!

Indicações do fidget spinner

Esse brinquedo é indicado para produzir relaxamento e isso de fato pode acontecer para algumas pessoas. Uma das razões é que a criança ao girar o brinquedo se concentra plenamente, põe sua atenção no movimento do fidget spinner e foca a mente no tempo que o brinquedo leva para se manter girando.

Ou seja, a atividade pratica:

-Foco de atenção

-Concentração no tempo

-Observação

-Controle das emoções (é preciso aceitar e esperar o movimento do brinquedo).

São recursos internos necessários para o estudo, trabalho e relacionamento. Saber organizar a mente com esses pontos acima citados é fundamental para uma boa interação social.

É interessante dizer que esse tipo de atividade pode contribuir para melhoria da concentração mental, mas nem mais nem menos que tantos outros simples treinamentos e exercícios de atenção. A própria meditação contribui para isso. Ou mesmo as práticas de mindfulness também são bem vindas e indicadas. E tantos outros exercícios mentais, tais como o Alfabet Game (conhecido como CHART no Brasil) que é uma técnica da Programação Neurolinguística (PNL).

Especialmente para crianças especiais

Crianças com diagnóstico de TDAH, autismo ou ansiedade costumam ter grande dificuldade de lidar com as emoções e concentração da atenção. Algumas pessoas assim, se perdem nos pensamentos e confusões mentais. Com isso, atividades especificas e direcionais, como esse brinquedo, são tidas como necessárias para o bem-estar.

Mais do que calmaria mental que esse brinquedo oferece, o envolvimento com uma atividade pontual pode ser mais motivador para essas crianças do que para outras pessoas.

Nem sempre o fidget spinner funciona

Há quem talvez não se beneficie tanto com esse tipo de brinquedo, pois conseguem gerenciar de outras maneiras as emoções. Esse brinquedo pode ser mais motivador para pessoas sem algum tipo especifico de diagnóstico emocional, pois ali envolve um maior desafio através da coordenação motora, interação, ação e participação efetiva no processo.

Como usar para ter mais benefícios

Agora, o mais importante é saber como utilizar esse brinquedo que pode ser usado como ferramenta de alívio e bem-estar. Não é indicado que as crianças misturem atividades que devem prestar atenção e que é preciso que haja interação com o uso do brinquedo. Ou seja, não funciona em nada, dividir a atenção ou agir sendo “multitarefas”.

O uso do fidget spinner serve justamente para não estimular a divisão de atenção e conseguir concentração plena a cada atividade que se faz.

Por isso, o uso correto do produto pode contribuir para uma melhora e o mau uso atrapalha o rendimento nas atividades necessárias.

Quem tem que estudar, por exemplo, não deve fazê-lo brincando com fidget spinner. Uma coisa ou outra.

Quem tem que assistir a aula, por exemplo, também não deve fazê-lo com outras atividades que lhe distraiam a atenção do conteúdo oferecido pelo professor.

Ainda sim, o tratamento psicológico ou psiquiátrico (quando necessário) é indicado para a cura e bem estar daquilo que se precisa. O brinquedo ou outra ferramenta indicada é fundamental como complemento.

Fonte: http://www.saudecuriosa.com.br/brinquedo-que-e-febre-no-momento-pode-ser-muito-bom/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s