Tratamento para psoríase pode reduzir progressão da aterosclerose

Postado em

corrente sanguinea

Tratamento para psoríase pode reduzir progressão da aterosclerose

O tratamento para psoríase pode reduzir progressão da aterosclerose, segundo as conclusões de um novo artigo publicado no Journal Of The American Medical Association (JAMA).

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que está associada ao aumento da inflamação vascular e futuros eventos cardiovasculares. Como já se sabe, a inflamação é crítica no desenvolvimento da aterosclerose.

Para o estudo do JAMA, pesquisadores investigaram a associação entre a alteração da gravidade da psoríase e a alteração da inflamação vascular em 1 ano, e o impacto do tratamento da doença da pele na inflamação vascular.

Para isso, foi feito um estudo de coorte prospectivo com 115 pacientes com psoríase recrutados do US National Institutes of Health (NIH), entre 2013 e 2016.

Entre os participantes, a idade média ao final do seguimento de 1 ano foi de 50,8 anos e 59% eram homens. A coorte teve um baixo risco cardiovascular pelo escore de risco de Framingham e psoríase de leve a moderada, com um índice médio de PASI de 5,2.

Durante o acompanhamento, a coorte teve uma melhora média no índice PASI de 33%, com uso de terapia tópica (60%), terapia biológica (66%) e fototerapia (15%) (p<.001). Essa melhora foi associada a uma redução de 6% na inflamação vascular medida por PET-TC mesmo após o ajuste de fatores de risco tradicionais (p = 0,03). Pacientes que alcançaram uma redução de 75% na gravidade da inflamação da pele tiveram uma melhora de 11% na inflamação vascular (p <0,003).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que a melhoria na gravidade da psoríase foi associada à melhora da inflamação vascular aórtica por por PET-TC. Esses achados sugerem que o controle da inflamação remota dos órgãos-alvo (como, por exemplo, na pele) pode melhorar as doenças cardiovasculares; no entanto, estudos clínicos randomizados são necessários para confirmar esses dados.

 

Referências:

  • Dey AK, Joshi AA, Chaturvedi A, Lerman JB, Aberra TM, Rodante JA, Teague HL, Harrington CL, Rivers JP, Chung JH, Kabbany MT, Natarajan B, Silverman JI, Ng Q, Sanda GE, Sorokin AV, Baumer Y, Gerson E, Prussick RB, Ehrlich A, Green LJ, Lockshin BN, Ahlman MA, Playford MP, Gelfand JM, Mehta NN. Association Between Skin and Aortic Vascular Inflammation in Patients With PsoriasisA Case-Cohort Study Using Positron Emission Tomography/Computed Tomography. JAMA Cardiol. Published online May 31, 2017. doi:10.1001/jamacardio.2017.1213
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s