Consumo de café reduz risco de doença hepática?

Postado em

borra de café preto

Consumo de café reduz risco de doença hepática?

O consumo de café tem sido inversamente associado com a gravidade da doença hepática crônica, entretanto a maioria dos estudos foram conduzidos principalmente em hepatite crônica C. Poucos estudos têm sido realizados com outras etiologias.

Um estudo observacional prospectivo publicado recentemente no Clinical Gastroenterology and Hepatology foi realizado para examinar a associação entre o consumo de café e a doença hepática crônica com e sem cirrose por etiologia.

Foram identificados 5.385 casos de doença hepática crônica, sendo 1.112 casos de doença hepática alcoólica, 2.786 de doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA), 606 de hepatite C crônica, 165 de hepatite B crônica, 716 de outras etiologias. A mediana de idade no momento inicial da coorte dos casos e controles foi de 61 anos e 44% eram do sexo masculino. Em relação à etnia, 12% eram afro-americanos, 38% japoneses americanos, 5% havaianos nativos, 22% latinos e 23% brancos.

Os riscos para doença hepática crônica associado a doença hepática alcoólica (ptrend=0,0015), DHGNA (ptrend=0,0001) e hepatite C crônica (ptrend=0,0241) foram reduzidos com o aumento do consumo de café.

As associações de café com doença hepática alcoólica (ptrend<0,0001) e hepatite C crônica (ptrend=0,0215) foram observadas principalmente nos pacientes com cirrose. Curiosamente, na doença hepática crônica associada ao DHGNA, observou-se uma tendência significativa para cirrose (ptrend=0,0484) e para os casos sem cirrose (ptrend=0,0018).

Não foi encontrada associação entre o consumo de café e doença hepática crônica ou cirrose para outras etiologias (hepatite B crônica, por exemplo). Não foi observada evidência de que as associações de café com doença hepática alcoólica, DHGNA e hepatite C crônica variaram em função da etnia.

Este estudo concluiu que o consumo de café foi associado com um risco reduzido de doença hepática crônica, particularmente para o DHGNA, doença hepática alcoólica e hepatite C crônica, incluindo cirrose.

Autora:

JulianaFestadeVasconcellos Consumo de café reduz risco de doença hepática?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s