Mortalidade e doenças cardiovasculares em diabetes: panorama atual

Postado em

pessoa escrevendo a palavra diabetes em um quadro

Mortalidade e doenças cardiovasculares em diabetes: panorama atual

Diabetes mellitus é um grupo complexo e heterogêneo de doenças metabólicas crônicas que são caracterizadas por hiperglicemia. Está entre as doenças crônicas mais prevalentes e mórbidas, afetando a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo.

Um estudo recentemente publicado no New England Journal of Medicine investigou as tendências em longo prazo na mortalidade de todas as causas e na incidência de complicações cardiovasculares relacionadas ao diabetes, em comparação com as tendências contemporâneas na população em geral.

Foram incluídos pacientes inscritos no Swedish National Diabetes Register de 1998 até 2012. O seguimento ocorreu até 2014. Este registro inclui informações sobre fatores de risco, complicações de diabetes e medicamentos para pacientes com idade superior a 18 anos. Os controles foram identificados para cada paciente com diabetes e foram pareados por idade, sexo e nacionalidade.

Um total de 36.869 pacientes com diabetes tipo 1 e 457.473 pacientes com diabetes tipo 2 foram incluídos, juntamente com controles pareados para cada coorte de diabetes. A média de idade no momento de entrada do estudo foi de 35,3 anos entre as pessoas com diabetes tipo 1 e 65,2 anos entre as pessoas com diabetes tipo 2. A média de duração do diabetes antes da entrada no registro foi de 20,0 anos entre os pacientes com diabetes tipo 1 e 5,7 anos entre os pacientes com diabetes tipo 2. A média do seguimento foi de 11,2 e 6,5 anos para os pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, respectivamente.

A análise dos dados do registro mostrou reduções acentuadas na mortalidade e na incidência de complicações cardiovasculares entre adultos com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2. A mortalidade por todas as causas diminuiu em 31,4 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre diabetes tipo 1 e 69,6 óbitos por 10.000 pessoas-anos entre aqueles com diabetes tipo 2. A incidência de morte por doença cardiovascular diminuiu 26,0 mortes por 10.000 pessoas-anos entre pessoas com diabetes tipo 1 e 110,0 mortes por 10.000 pessoas-ano entre aqueles com diabetes tipo 2. As reduções nos desfechos fatais foram semelhantes nos pacientes com diabetes tipo 1 e nos controles, entretanto os pacientes com diabetes tipo 2 apresentaram menores reduções nos desfechos fatais do que os controles.

Autora:

_ Cardiologia

 

Referência:

  • Rawshani A, Rawshani A, Franzén S, Eliasson B, Svensson A-M, Miftaraj M, et al. Mortality and Cardiovascular Disease in Type 1 and Type 2 Diabetes. N Engl J Med [Internet]. 2017;376(15):1407–18. Available from: http://www.nejm.org/doi/10.1056/NEJMoa1608664
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s