O Material Pedagógico Montessori

Postado em

Sylvia de Sousa Guarda

Psicóloga Clínica | Psicóloga Educacional | Formadora

Criadora do blogue mindfulmontessoriportugal.blogspot.com

 

 

 
Um dos aspectos mais curiosos das Escolas Montessori prende-se com o recurso a materiais muito próprios, e distintos dos materiais escolares clássicos. A Pedagogia Montessori assenta em materiais pedagógicos muito específicos: o material Montessori. E esse é um aspeto da metodologia que não pode ser de forma nenhuma negligenciado para não corrermos o risco de deturpar os objetivos pedagógicos que cada um deles pode e deve proporcionar à criança.
Cada material dedicado à Pedagogia Montessori cumpre critérios muito rigorosos, determinados após diversos anos de testes realizados por Maria Montessori. São, por isso, materiais que foram validados cientificamente e são certificados pela AMI (Associação Montessori Internacional).
O material Montessori divide-se em categorias:

 

– Despertar para crianças dos 0 aos 3 anos;

– Vida prática;

– Sensorial;

– Linguagem;

– Matemática;

– Biologia;

– Geografia.
Vamos então ver esses materiais categoria por categoria.
Despertar para crianças dos 0 aos 3 anos

O material Montessori pode ser utilizado desde idades muito precoces. O material Montessori concebido para a faixa etária dos 0 aos 3 anos tem um aspeto simples, mas é muito preciso. Foi elaborado por Maria Montessori após anos de observações e experiências. Um determinado material Montessori cumpre uma única função bem precisa.

    

 

Vida prática
O material Montessori de vida prática é um material adaptado ao tamanho e à força da criança. É o primeiro material que é apresentado à criança: incentiva a criança a agir, a realizar uma determinada tarefa com um objetivo real, determinado e fácil de atingir.

 

 

   

 

 

 

 

 

Sensorial
O material sensorial Montessori é muito rico em termos de discriminação sensorial: tamanhos, formas, cheiros, pesos, temperaturas,… desenvolvem os sentidos da criança desde o tato à audição, o paladar, a visão,… São as numerosas manipulações e repetições que permitirão mais tarde a introdução de inúmeros conceitos.

 

  

 

 

 

Linguagem

É o período sensível mais longo na criança. Um aspeto peculiar da pedagogia Montessori é que a escrita ocorre antes da leitura. Da expressão oral do pensamento à escrita, são inúmeros os materiais Montessori adaptados com o intuito de preparar a criança, embora de uma forma indireta, à escrita para que inicie esse processo de aprendizagem de uma forma natural.

 

 

Matemática
O material Montessori de matemática é um dos mais fascinantes, tanto para os pequeninos como para os crescidos!

É esperado que os materiais anteriores funcionem como um impulso para esses novos desafios para a criança: os exercícios matemáticos. A criança desenvolveu um pensamento lógico e sequencial, pode agora aplicar esse pensamento aos valores numéricos, e aventurar-se no pensamento abstrato.
Dentro do material Montessori de matemática encontramos ainda subcategorias, que correspondem aos objetivos pedagógicos de cada uma delas:
– Contar de 1 a 10;

– Introdução ao sistema decimal;

– Numeração de 11 ao infinito;

– Memorização;

– Passagem à abstração;

– Frações.

 

 

 

 

Biologia
Consiste numa introdução ao procedimento científico, recorrendo à observação, à dedução para finalmente chegar ao conceito. A biologia corresponde aos períodos sensíveis da ordem, do movimento, da linguagem, da precisão sensorial e do desenvolvimento social.

 

  

 

 

 

 

Geografia
O material Montessori de geografia permite apresentar uma representação à criança do mundo físico em que ela vive: a compreensão da existência de um planeta esférico, com massas de água e terra, com nomes e formas variadas,… os objetivos pedagógicos são infindáveis. A estratégia de apreensão consiste em nos deslocarmos da terra em direção à criança, partindo de uma visão sensorial para uma abstração progressiva.

 

 

A descoberta desses materiais é algo de indescritível, tanto para as crianças como para os adultos! Aprender a utiliza-los correctamente, de modo a potenciar os objetivos pedagógicos pretendidos é um desafio, mas é claramente um trabalho que vale a pena!
Créditos das imagens montessori-spirit.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s