Uso de inibidores da bomba de prótons aumenta risco de infecção por Clostridium difficile?

Postado em

medicamentos

Uso de inibidores da bomba de prótons aumenta risco de infecção por Clostridium difficile?

O uso concomitante de medicamentos supressores de ácido gástrico aumenta o risco de infecção recorrente por Clostridium difficile (CDI)? Foi o que respondeu um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Através de uma meta-análise de 16 estudos observacionais, pesquisadores examinaram se o risco de CDI recorrente foi maior nos pacientes que tomaram supressores de ácido gástrico (inibidores da bomba de prótons e anti-histamínicos H2 ou ambos) entre episódios de CDI inicial e recorrente.

A infecção recorrente foi definida como ocorrendo dentro de 30, 60 ou 90 dias após a resolução da infecção inicial.

Entre os 7.703 pacientes com CDI analisados, 1.525 (19,8%) desenvolveram CDI recorrente. A taxa de CDI recorrente em pacientes que utilizaram supressores de ácido gástrico foi de 22,1% (892 de 4.038 pacientes) em comparação com 17,3% (633 de 3.665) em pacientes sem supressores, o que indicou um risco aumentado por meta-análise (odds ratio [OR]: 1,52; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,20-1,94; p < .001).

As análises de subgrupos, ajustando idade e potenciais fatores de confusão, confirmaram um risco aumentado de CDI recorrente com uso de supressores de ácido gástrico ([OR]: 1,38; [IC] de 95%: 1,08-1,76; p = 0,02).

Os resultados sugerem que pacientes que recebem supressores de ácido gástrico podem estar em risco aumentado de CDI recorrente. Os autores do estudo alertam que os dados devem ser interpretados com cautela, porque podem ser confundidos devido ao desenho observacional dos estudos individuais.

 

Referências:

  • Tariq R, Singh S, Gupta A, Pardi DS, Khanna S. Association of Gastric Acid Suppression With Recurrent Clostridium difficile InfectionA Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. Published online March 27, 2017. doi:10.1001/jamainternmed.2017.0212
Anúncios

Um comentário em “Uso de inibidores da bomba de prótons aumenta risco de infecção por Clostridium difficile?

    Anônimo disse:
    04/30/2017 às 23:17

    👀👍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s