A Pedagogia Montessori

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Sylvia de Sousa Guarda

Psicóloga Clínica | Psicóloga Educacional | Formadora

 

 

 

 

Sou licenciada em Psicologia, com experiência no trabalho com crianças e as suas famílias, em contexto clínico. No meu trabalho, os problemas relacionados com o desenvolvimento infantil e a aprendizagem escolar foram sempre os que me despertaram mais interesse.

 

Sou mãe de três crianças, cada uma delas um desafio diferente.

 

A observação do comportamento e do desenvolvimento do meu filho do meio, hoje com seis anos de idade, e a consciência de que não se enquadraria no ensino tradicional, levou-me à necessidade de explorar outras abordagens educativas. Com a aproximação da idade escolar urgia encontrar uma escola à medida daquele espírito curioso, espontâneo, e sensível, e aquele corpo irrequieto. Tinha de encontrar uma escola que respeitasse o ritmo de aprendizagem dele, muito perspicaz com os números mas trapalhão com as letras.

 

Uma mudança de país, e uma vida nova no Sul de França, acabou por dar o mote a uma nova aventura: a descoberta de uma Escola Montessori.

 

Uma pedagogia que respeita o ritmo de cada criança, em que a criança escolhe as suas actividades, e não age por acaso. É fomentada a liberdade de escolha, ou seja, a criança é livre para fazer as suas próprias escolhas, move-se com um entusiasmo que a leva a procurar os objectos que se relacionam com a sua actividade. Isso não significa que não existem regras. A liberdade de escolha cria na criança a capacidade de escolher a coisa certa a fazer, ou seja, decidir o que fazer para dar resposta às suas próprias necessidades, dando assim um passo importante no seu processo de crescimento.

 

Uma pedagogia que utiliza material específico, rigorosamente concebido em termos de quantidade e de qualidade, e cujos efeitos nas aprendizagens das crianças são evidentes. Existem quatro tipos de materiais, de vida prática, sensorial, de linguagem e de matemática, que trabalham a concentração, a autonomia, e a auto confiança da criança.

 

Educadores atentos a cada criança individualmente, que com uma atitude paciente, são uma grande ajuda no reforço da auto estima e auto confiança da criança. Observando cada criança, é-lhes possível situar cada criança na fase de desenvolvimento em que se encontra para assim conseguir a acompanhar e estimular de uma forma mais efectiva em cada momento chave do seu desenvolvimento.

 

Uma pedagogia que cuida das emoções, onde os educadores têm formação em Comunicação Não Violenta. As crianças desde cedo adquirem um vocabulário emocional rico e diversificado. Aprendem a ouvir as suas emoções e a identificar as suas necessidades. Os educadores criam e utilizam ferramentas pedagógicas de gestão emocional que utilizam nas suas salas. O grande objetivo é promover a educação para a paz, tão essencial para a fundadora da metodologia, Maria Montessori.

 

Uma pedagogia virada para a natureza e o respeito pelo ambiente. A escola é um lugar propício para a aprendizagem do respeito em todas as suas formas: o respeito pelo outro, mas também o respeito pelo nosso ambiente. A escola dá uma grande importância à natureza: cuidar das plantas, das flores, da horta, descobrir e explorar o espaço à volta da escola, cuidar dos animais,… São criados momentos preciosos de compreensão da natureza, das estações, do crescimento,…

 

Mas afinal, o método Montessori é uma pedagogia? Ou é uma filosofia sobre a educação?

 

O método Montessori é uma teoria, que se traduz numa filosofia sobre a educação, e que tem uma aplicação prática na pedagogia quando é aplicada numa organização, leia-se escola.

 

Maria Montessori foi uma pedagoga, mais teórica do que prática. Era uma mulher muito crente, e a sua pedagogia, considerada como uma ciência da observação, reflete também as suas crenças religiosas. Em suma, trata-se de uma pedagogia, com bases científicas, e  apoiada nas leis de desenvolvimento natural da criança, tanto do ponto de vista fisiológico como psicológico.

 

A pedagogia Montessori não pode, de forma nenhuma, resumir-se à prática e ao conhecimento dos seus materiais específicos. Não pode também ser reduzida à leitura de um livro que se tome como referência para aplicar na prática, nem a uma lista de atividades que a criança deve saber fazer numa determinada idade. Não é de todo uma metodologia “pronta a usar”.

 

Para compreender os fundamentos da metodologia Montessori, é necessário antes de mais preparar-se a si mesmo, enquanto adulto-educador. Maria Montessori dizia que O primeiro passo para resolver o problema da educação não pode ser dado em direção à criança, mas sim em direção ao educador: é necessário dar clareza à sua consciência e liberta-lo de um certo número de preconceitos, para então compreender que a criança não é um vaso vazio que devemos encher, mas sim uma fonte que brota.

 

O método Montessori é afinal uma visão sobre a criança! Trata-se de uma reflexão sobre a nossa visão da criança na sociedade, na família e no mundo. É uma visão global do Homem e da sua projeção no futuro.

 

Para todos nós, que somos adultos-educadores, trata-se de um convite para evoluirmos e mudarmos a nossa forma de nos relacionarmos com as crianças (relação essa ainda muito ligada ao esquema de castigos/recompensas). É necessário deixarmo-nos guiar pelas necessidades da criança para a podermos ajudar a libertar o seu potencial.

 

Não eduquemos as nossas crianças para o mundo de hoje. Este mundo não existirá quando eles forem grandes. E nada nos permite saber como será o mundo deles: ensinemos-lhes antes a adaptarem-se.

 

Maria Montessori (1870-1952)

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Um comentário em “A Pedagogia Montessori

    Anônimo disse:
    04/30/2017 às 21:39

    Abordagem muito interessante de pedagogia .

    Curtir

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