Os 14 sintomas que indicam problemas de ansiedade

Postado em

Não, não é uma coisa que as pessoas criam. Este é um problema real e bastante incapacitante.

Como muitos outros problemas psicológicos, a ansiedade é muitas vezes desvalorizada por quem não sofre dela e apontada como sendo um sinal de que as pessoas querem chamar a atenção, mas o problema é bem real.

“A ansiedade é uma emoção instintiva, que faz parte dos sentimentos do ser humano. Os transtornos começam a aparecer quando esse nível de ansiedade aumenta”, podendo originar crises, explica o psiquiatra e membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina, Daniel Sócrates, ao site M de Mulher.

Conheça 14 sintomas que indicam problemas de ansiedade:

1. Preocupação excessiva. Toda a gente tem alguma coisa com que se preocupar, mas quando se sofre de problemas de ansiedade as preocupações tornam-se fatores limitantes, podendo desencadear outros sintomas.

2. Insónia. Se já ‘perde o sono’ por causa de um encontro ou uma reunião, imagine como é passar as noites às voltas por todos os motivos possíveis e imagináveis.

3. Aumento ou perda de peso muito acentuados. Nos momentos as pessoas tendem a comer demais ou a evitar comer, além disso as crises de ansiedade podem desencadear distúrbios gastrointestinais.

4. Evitar determinadas situações. O problema não a ansiedade propriamente dita, mas o impacto exagerado que esta pode ter na sua vida. Se começa a evitar certas situações no ambiente pessoal ou profissional por lhe provocarem ansiedade, então é um sinal de alerta.

5. Memória e concentração prejudicadas. Com níveis de ansiedade elevados, começa a ser cada vez mais difícil manter-se focado ou até guardar informações e memórias.

6. Crises de pânico. Num estado de grande ansiedade a pessoa pode ter crises de pânico, com picos de ansiedade muito elevados, grande sofrimento, sensação de morte eminente e coração acelerado.

7. Coração acelerado (taquicardia). Em situações de grande ansiedade parece que o coração vai saltar fora do peito.

8. Falta de ar. Este é um dos sintomas mais comuns dos picos de ansiedade. É como se tivesse uma pedra no peito a dificultar a respiração.

9. Medos irracionais (fobias). Uma pessoa que sofre de problemas de ansiedade começa a desenvolver um medo de situações e coisas que não tinha antes, como de répteis, viajar de avião, andar de carro, etc.

10. Comportamentos compulsivos (TOC). Outra forma comum de manifestação de ansiedade é através dos transtornos obsessivo-compulsivos, em que a pessoa encontra nos movimentos repetitivos e compulsivos um escape para a ansiedade.

11. Tensão muscular. Já deu por si a pressionar tanto os dentes que começa a sentir dores no maxilar? Ou sofre de dores constantes no pescoço – que se podem transformar em dores de cabeça – são sinais de que passa muito tempo “tenso”, sobrecarregando o seu corpo.

12. Tremores. Está bem e começa a tremer, sem motivo aparente? Pode ser um sintoma de ansiedade.

13. Vícios. As pessoas que sofrem de problemas de ansiedade tendem a procurar escapes para as suas crises, podendo cair em vícios como tabagismo, álcool, drogas ilícitas e compulsão alimentar, por exemplo.

14. Irritabilidade. Não tem paciência para nada e acaba por descarregar o seu stress nos outros. É difícil perceber quando esta questão não é apenas um traço da personalidade, mas um sinal de que algo não está bem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s