Manejo da hiperglicemia na emergência em pacientes com diabetes tipo 2

Postado em

Manejo da hiperglicemia na emergência em pacientes com diabetes tipo 2

Manejo da hiperglicemia na emergência em pacientes com diabetes tipo 2

Paciente com diabetes tipo 2 frequentemente se apresentam na emergência com hiperglicemia grave. Apesar de ser uma adversidade comum, ainda não há consenso sobre os cuidados antes da alta hospitalar. Por isso, pesquisadores realizaram um estudo para determinar se existe uma associação entre a redução da glicemia e os desfechos adversos após um período de sete dias.

Pesquisadores realizaram um estudo retrospectivo de 566 visitas à emergência em que os pacientes com diabetes tipo 2 tiveram níveis iniciais de glicose no sangue ≥ 400 mg/dL. A hiperglicemia foi a principal queixa em metade dos casos. Nenhum paciente apresentou cetoacidose diabética ou sintomas hiperosmolares. A maioria dos pacientes recebeu insulina subcutânea, fluidos intravenosos ou ambos.

O nível médio de glicose no momento da alta hospitalar foi de 334 mg/dL, com uma ampla gama (48-694 mg / dL). Nove pacientes desenvolveram hipoglicemia iatrogênica durante suas estadias na emergência. Nas análises ajustadas para variáveis, o nível de glicose na alta não foi associado com risco para visita repetida ([OR] 0,997; [IC] 95% = 0,993 – 1,001) ou hospitalização por qualquer causa ([OR] 0,998; [IC] 95% = 0,995 – 1,002) em sete dias, o que ocorreu em 13% e 7% dos casos, respectivamente.

Os riscos para visitas repetidas ou hospitalização em sete dias não foram maiores em pacientes com níveis de glicose na alta de > 350 mg/dL. Durante o seguimento de sete dias, apenas dois pacientes apresentaram cetoacidose e nenhum apresentou hiperglicemia hiperosmolar.

Os resultados indicam que a hiperglicemia na emergência não necessariamente necessita de redução aguda/intensa.

 

Referências:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s