POR UM MUNDO DE MULHERES REAIS!

Postado em

Por: Daniela Knapp

É verdade, o mundo insiste em dizer o que precisamos ser: Mulheres Super Poderosas! A imagem da mulher ideal que construímos é: magra, jovem, bonita, bem sucedida, ótima mãe e excelente esposa! Mas vamos combinar… Quem dá conta de ser tudo isso? Sim, complicamos demais para o nosso lado!

Cá entre nós? Lá no fundo gostamos dessa imagem de Mulher Maravilha, que dá conta de tudo, faz tudo acontecer e é imprescindível para o mundo. Em meio aos elogios de que “Só nós mulheres conseguimos fazer tanto” nosso ego vai lá nas alturas. Pensamos “Sim! Somos demais!” Mas a minha pergunta é: O que isso tem custado para todas nós?

Em meio a um mar de exigências impostas navegamos levadas pelas ondas do perfeccionismo, da cobrança e da culpa. Sim, somos levadas, porque ainda não aprendemos a remar contra a maré. Muitas de nós desiludidas acabam cedendo aos sentimentos de ansiedade, inadequação e baixa-estima, algumas ainda pulam do barco e mergulham mais fundo em efeitos mais complexos como a bulimia, anorexia, depressão e tantos outros.

Por que precisamos ser iguais as mulheres de capa de revista? Por que lutamos tanto para atingir um ideal que não existe?

A mulher perfeita é a que nunca seremos e isso é maravilhoso!

Mas o que  precisamos mudar para entendermos isso? É possível sim deixar de sentir culpa e colocar de lado as neuroses. A chave para o alívio de nossas angústias é aprendermos a viver bem. Sermos uma versão incrível de nós mesmas, sermos a nossa própria versão!

Precisamos aprender a sair do papel de vítima de uma sociedade injusta com as mulheres, para o papel de autoras da nossa própria história!

Para que isso seja possível é essencial achar o equilíbrio entre as diversas áreas da nossa vida, sem deixar de lado nossos sonhos e projetos.  É muito importante cuidarmos da nossa saúde emocional. É como ir ao médico, sabe? Não vamos todos os anos fazer um check up? Assim acontece com nossos sentimos, é importante olharmos para dentro de nós mesmas e procurar ajuda quando desconfiamos que algo não vai bem.

Podemos sim, construir um mundo de mulheres reais. As resistências podem até surgir por remarmos contra a maré, mas espero ser uma aventura muito estimulante para nós. Desconstruir a imagem da mulher ideal trará benefícios para todas nós. Afinal, somos mulheres reais e não precisamos ser nada além disso!

 

Colunista:

Daniela Knapp
CRP 08/16950

Psicóloga Clínica e Coach de Mulheres
Formada pela Universidade Federal do Paraná
Atende em Curitiba – PR
Contato:
Site: www.realmentemulher.com.br
Facebook.com/realmentemulher
E-mail: psicologadanielaknapp@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s