Alfa-bloqueadores

Postado em

Uso de alfa-bloqueadores aumenta chance de expelir cálculos renais espontaneamente

Os resultados de uma metanálise indicam que o uso de alfa-bloqueadores (usados no prostatismo e, menos comumente, na hipertensão) está associado com aumento de 49% na chance de expelir cálculos renais espontaneamente.

Pesquisadores analisaram 55 ensaios envolvendo quase 6 mil pacientes com cálculos renais, randomizados para alfa-bloqueadores (por exemplo, tansulosina) ou placebo/nenhum tratamento.

Os pacientes do grupo alfa-bloqueadores foram 49% mais propensos a expelir espontaneamente suas pedras, com taxas de passagem de 76% contra 48% no grupo de controle. Apenas pacientes com pedras maiores (≥ 5 mm) pareceram se beneficiar.

Dado o baixo perfil de risco dessas drogas, os resultados sugerem que os médicos que administram pacientes com cálculos renais podem considerar prescrever um alfa-bloqueador, a menos que seja contra-indicado.

Este não é o primeiro estudo a sugerir o uso desses medicamentos. Estudos prévios sobre o uso especificamente da tansulosina sugeriram não haver benefício para facilitar a passagem de cálculos ureterais com menos de 10mm. Uma recente revisão sistemática demonstrou que pacientes com cálculos de 4 a 10mm se beneficiam significativamente do uso do alfa-bloqueador.

Diretriz

As diretrizes das principais sociedades reconhecem o uso off-label de alfa-bloqueadores como uma opção de tratamento inicial para pacientes com pedras ureterais recentemente diagnosticadas, não complicadas e com < 10 mm de tamanho, cujos sintomas são controlados.

 

Referências:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s