Câncer de mama: ‘avaliação deve ir além dos nódulos’

Postado em

sintomas-cancer

Peter Russell

 

As mulheres devem ficar alertas a uma variedade de sintomas que podem indicar câncer de mama, e não confiar apenas na palpação de nódulos na mama, de acordo com dados preliminares de uma nova pesquisa.

Uma equipe de pesquisa liderada pela University College London (UCL) descobriu que aproximadamente uma em seis mulheres (17%) busca aconselhamento médico com um sintoma além do nódulo – que é o sintoma de câncer de mama mais comumente relatado.

As últimas estatísticas mostram que os casos de câncer de mama no Reino Unido em 2013 somaram 53.696, com 11.433 mortes pela doença em 2014.

56 sintomas relatados

Baseando seus achados em 2316 mulheres incluídas no censo National Audit of Cancer Diagnosis in Primary Carede 2009-10, os pesquisadores encontraram um total de 56 sintomas de câncer de mama que foram descritos aos médicos.

Embora encontrar um nódulo mamário seja, de longe, o sintoma mais comum, ocorrendo em 83% das mulheres, os sintomas “não nódulo” mais frequentes foram:

  • Anormalidades do mamilo (7%)
  • Dor mamária (6%)
  • Dor nas costas (1%)
  • Perda de peso (0,3%)

Atrasos no diagnóstico

Os pesquisadores também descobriram que embora a maioria das mulheres com câncer de mama busque ajuda rapidamente, aquelas com um sintoma “não nódulo” demoraram mais para procurar atendimento do que aquelas que notaram um nódulo mamário. Da mesma forma, mulheres que descobriram um nódulo, mas também tinham outros sintomas, tiveram maior probabilidade de demorar a buscar atendimento médico.

O atraso foi pior entre mulheres que tinham ulceração da mama, anormalidades de mamilo, infecção ou inflamação da mama, edema do braço ou axila, e dor na axila, sendo que atrasos de mais de três meses não foram incomuns.

Monica Koo da UCL, que liderou o estudo, disse em uma declaração à imprensa: “É crucial que as mulheres atentem para o fato de que um nódulo não é o único sintoma de câncer de mama. Se elas estão preocupadas quanto a qualquer sintoma na mama, o melhor a fazer é procurar um médico o mais rápido possível”.

“Diagnosticar o câncer precocemente é a chave para aumentar as chances de sobrevivência”.

Os achados estão sendo apresentados na conferência de oncologia do National Cancer Research Institute (NCRI), em Liverpool, Inglaterra. A Dra. Karen Kennedy, diretora no NCRI, disse em uma declaração à imprensa: “Campanhas de alerta precisam aumentar a atenção sobre todos os sintomas potenciais de câncer de mama para que as pessoas saibam os sinais e quando ir ao médico”.

Os achados da pesquisa deveriam ser tratados com cautela pois ainda precisam ser submetidos a análise pode especialistas da área e publicados em uma revista científica.

‘Preocupante’

A instituição de caridade Breast Cancer Caredisse que isso é “extremamente preocupante” que mulheres estão deixando de procurar seu médico se estão preocupadas por qualquer motivo quanto a sinais de câncer de mama. Um levantamento feito pela instituição mostrou que muitas mulheres não estão atentas aos sintomas e que 28% não sabiam que um mamilo invertido era um sinal de alerta.

Jane Murphy, enfermeira clínica especialista disse por e-mail ao Medscape: “Muitas alterações mamárias não são câncer. Mas para aquelas que têm câncer de mama, quanto mais cedo o diagnóstico, provavelmente o tratamento será mais simples e efetivo”.

A baronesa Delyth Morgan, presidente executiva da Breast Cancer Now, disse em uma declaração à imprensa: “Por fim, a chave para se manter alerta é conhecer como suas mamas parecem no aspecto e no toque normalmente, e relatar qualquer mudança não usual o mais depressa possível”.

FONTES:

Typical and atypical symptoms in women with breast cancer: Evidence of variation in diagnostic intervals from a national audit of cancer diagnosis, M Koo et al, sessão de poster, conferência de oncologia do NCIR, Liverpool

Lançamento para imprensa, National Cancer Research Institute (NCRI)

Breast Cancer Care

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s